Página Inicial > Guerras, História > Medalha Aspirante Mega – Agradecimentos

Medalha Aspirante Mega – Agradecimentos

Com muito orgulho, recebemos comenda da Associação de Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira, Regional Pernambuco, com a Medalha Aspirante Mega. Nesse momento, claro eu sinto-me honrado, mas também com maior responsabilidade para continuar a propagar o valor histórico da presença brasileira nos campos da Itália, em memória aos que lá ficaram e em reconhecimento pelos que voltaram.

A vida de um historiador é movida pela paixão, e se torna mais peculiar quando seu objeto de estudo é acessível e tem vontade de se expressar. É o caso dos nossos pracinhas que ainda estão aqui. Pois qual o historiador medievalista não gostaria de entrevistar um cavaleiro medieval? Ou qual o historiador da Guerra de Paraguai não gostaria de ouvir a história oral de um soldado dos Batalhões Voluntários da Pátria? Esse é uma dos muitos fatos que me orgulham e me fazem exercer a Estudo Histórico não por profissão, mas por paixão, aliás, por Paixão.

Não poderia deixar de citar o valor Histórico que essa Medalha Aspirante Mega representa, tendo o seu dignitário Francisco Mega –  o qual tive a honra de conhecer membros de sua família nesse mesmo blog – que faz cessão do seu nome a Medalha ter sido um homem resoluto e exemplo de liderança, dando sua própria vida, de forma consciente, e exercendo suas funções de inspirador de liderados, vindo a tombar pelo que acreditava.

Agradeço aos veteranos que fazem parte da Mesa Diretoria da Associação por me indicarem e outorgarem essa enorme honraria, também agradeço a Rigoberto Júnior pelo apreço e indicações e empréstimos bibliográficos; ao Tenente R1 Messias pelas considerações sempre oportunas nas conversas sobre a FEB e a vida na caserna; ao Valdner sempre agradável e de bom trato.

Para encerrar, ficamos na esperança pela recuperação do Major Archias, presidente da Associação, que se encontra internado, mas graças a Deus em situação estável. Estaremos orando pela sua recuperação e na tomada das atividades da Associação. Finalizo agradecendo a todos que acompanha esse humilde BLOG, que é despretensioso, mas tem um objetivo claro: ser um inspirador da História em um período tão critico para a humanidade, e trazer à luz os fatos heroicos de jovens brasileiros; de 25.334 jovens brasileiros, dos quais quase 500 permaneceram em Pistóia após a guerra, mas muitos outros perderam as vidas posteriormente, abandonados à própria sorte.

 

A TODOS MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS

CHICO MIRANDA

Diploma de Outorga

História do Aspirante Mega

[slideshow]

  1. JR Schiller
    3, dezembro, 2011 em 18:52 | #1

    Meus parabéns =)

  2. Francisco Bendl
    3, dezembro, 2011 em 21:01 | #3

    Jamais vou me cansar em elogiar o teu trabalho, digno de méritos e reconhecimento.
    Hoje, congratulo-me contigo pela medalha mais que merecida, justa, eu diria.
    Este blog é o que tem de melhor no Brasil sobre a Segunda Guerra Mundial.
    Apesar de eu já ter registrado as minhas felicitações pela honraria que recebeste, faço questão em reiterá-la, haja vista a seriedade, honestidade e compromisso com a verdade que caracterizam a elaboração deste espaço, uma obra de grande relevância, além de possibilitar o conhecimento sobre o maior e mais trágico evento da história da humanidade!
    Parabéns, meu caro.
    Sinto-me extremamente feliz pelo prêmio que te outorgaram, absolutamente merecido.
    E, estou orgulhoso de participar deste blog admirável, registrar minhas opiniões, saber que outra de sua característica é o livre pensar, o tão famigerado e pouco utilizado respeito pelas idéias de outra pessoa.
    Um forte e fraterno abraço.
    Minhas congratulações pela honraria.
    Tu não deixas de ser um herói que coloca á disposição de interessados um espaço tão importante quanto esse, de bons debates, e que complementam o nosso saber sobre a história da Grande Guerra.
    Felicidades.
    Deus está te concedendo louvores graças à tua maneira de ser, aos teus propósitos e retidão de caráter!

  3. André Monteiro
    3, dezembro, 2011 em 21:23 | #5

    Chico
    Parabéns pela merecida homenagem, que tive a honra de compartilhar com você.
    Passamos uma manhã maravilhosa hoje com os veteranos.
    Continue nessa sua missão (que eu sei que para você é muito prazerosa).
    Abraços
    TC Monteiro

    • 3, dezembro, 2011 em 21:41 | #6

      Agradeço seu comentário nobre companheiro e amigo Monteiro, reitero minha opinião de que se esse país que amamos e servimos com dedicação e afinco tivesse em seu exército mais oficiais do seu gabarito estaríamos mais preocupados com a valorização de nossa História. E com certeza teríamos uma bagagem cultural mais rica.

  4. Fernando Resende
    3, dezembro, 2011 em 23:17 | #7

    Parabéns camarada!

    uma justa homenagem por valorizar nossos queridos heróis.

    Viva a FEB!!!

  5. Rigoberto Júnior
    4, dezembro, 2011 em 14:52 | #8

    Caro Francisco, a homenagem é mais que merecida, pois seu blog faz com nossa ANVFEB PE, transceda as fronteiras e mostre a todos a importância dos Nossos Verdadeiros Heróis.
    Estamos todos muito contentes em tê-lo como Associado, Amigo e Colaborador.
    A Cobra Segue Fumando.
    Saudações FEBianas
    Rigoberto Júnior

  6. André Matzembacher
    4, dezembro, 2011 em 17:31 | #9

    Caro Chico..permita-me assim chamá-lo…
    Fico feliz em saber de tal distinção para sua pessoa e pelo seu trabalho em prol da memória de nossa FEB.
    Faço parte de uma confraria de pqdts da reserva do EB(Grafonsos) e suas matérias são sempre repassadas ao grupo, com o lembrete : “do blog do Chico Miranda”..
    Parabéns,sucesso sempre!
    De um admirador de seu belo trabalho!!

    André Matzembacher

    • 4, dezembro, 2011 em 19:03 | #10

      Caro André Matzembacher,

      Muito obrigado pelo comentário e saudações a Confraria PQDT, de coração meus agradecimentos.

  7. NAILSON
    8, dezembro, 2011 em 19:00 | #11

    Primeiramente meus parabéns por tanta dedicação!!
    sou apaixonado pelos fatos históricos da 2º grande guerra, e meu hobby preferido estudar e compartilhar informações.
    Na opinião de muitos é o melhor blog do Brasil sem sobra de duvidas…
    O que mais é admirável em seu blog são as informações e seus mínimos detalhes e as fotografias raras fico até impressionado e admirado com as fotos.
    Desejo a você sucesso em sua missão!
    PARABÉNS!!!
    DEUS SEJA CONTIGO SEMPRE…

    • 8, dezembro, 2011 em 19:04 | #12

      Nailson

      Agradeço seu comentário, e e fico mais feliz quando classifica-nos como o “melhor do Brasil”, sabendo que existem tantos outros excelente blogs pelo país. Abraços fraternais.

  1. Nenhum trackback ainda.